the long pond studio sessions

Dia 24 de novembro de 2020, quatro meses após o lançamento do álbum “folklore”, Taylor Swift usou suas redes sociais para anunciar o “folklore: the long pond studio sessions”, um documentário onde a artista tocou, pela primeira vez, cada uma das músicas presentes no disco ao lado de Jack Antonoff e Aaron Dessner, seus colaboradores, para o Disney+. O especial, primeiro filme dirigido por Taylor Swift, conta com explicações e o contexto de cada canção no álbum e foi a primeira vez que os três artistas se encontraram no ano, apesar de terem trabalho no “folklore” juntos.

O Long Pond Studio é um local para gravação isolado na área florestal de Hudson Valley, em Nova York e a escolha perfeita para gravar esse doumentário. Extremamente aclamado pela crítica, “folklore: the long pond studio sessions” destaca-se por seus visuais e pela aura íntima que acrescenta ao Álbum do Ano do Grammy, “foklore”.

Resenhas

Variety

“O controle que ela desenvolveu sobre seus graves nos anos é notável de se ver, os vocais de Swift soam simplesmente adoráveis aqui. Ela nunca permite que um floreio ou uma nota complicada comprometa a clareza de uma letra, mas ela sabe exatamente como fazer maravilhas em seu registro e está perfeitamente à vontade para explorar seus alcances.

Com este filme, ela apenas faz as duas coisas que faz de melhor: fazer música excelente e dar às pessoas um novo motivo para falar sobre Taylor Swift. Mas pelo menos ela garantiu que desta vez estamos falando dela pelos motivos certos.”

IndieWire

“Swift está confortavelmente em seu elemento com ‘folklore’ e, não surpreendentemente, também em quarentena, longe das luzes brilhantes do mundo dos tabloides que normalmente consome sua existência. O álbum ‘folklore’, ela insiste, é um repúdio a esse universo. Ela não cita nomes quanto às inspirações e ira por trás dos momentos mais sombrios de traição e raiva do álbum, mas o material sem dúvida veio explodindo de um lugar pessoal.”

Little White Lies

“O filme é uma estreia triunfante da diretora Taylor Swift (e, prevemos, o primeiro de muitos). O que falta em perfeição técnica – filmado com uma câmera robótica, o equipamento aparece no quadro em vários pontos – compensa em habilidade musical e conforto que são muito bem-vindos à medida que a temporada de inverno começa.”

Decider

“As apresentações próximas e confortáveis, cada músico olhando um para o outro, são intercaladas com passagens de conversa, onde o trio discute o significado e a mensagem do material, mas também se desvia facilmente para os aspectos técnicos de seu trabalho e como as demandas de gravação de um gravar em um bloqueio, disperso por milhares de quilômetros, fez a aparência das músicas se dissolver, mudar e ressurgir. Há um link espiritual para VH1 Storytellers aqui, mas a intimidade é aumentada para 11.”

No Record Store Day de 2023, o álbum ganhou uma edição limitada especial em vinil duplo, com tiragem de 115 mil cópias mundiais que esgotaram em poucas horas.

Voltar