Crítica e Desempenho

DESEMPENHO COMERCIAL


7 semanas em primeiro lugar na Billboard 200;
Álbum mais vendido do ano de 2020;
Melhor semana de estreia de um álbum desde Lover (2019) com 846 mil cópias vendidas durante a primeira semana nos Estados Unidos;
615 mil cópias puras vendidas na primeira semana nos Estados Unidos;
740 mil cópias vendidas em sua primeira semana na China;
1.3 milhão de cópias vendidas globalmente em sua primeira semana;
Recorde feminino no Spotify de maior número de streams no primeiro dia de lançamento, com 80,6 milhões de streams na época;
337.4 milhões de streams em sua primeira semana no Spotify;
Todas as faixas possuem mais de 100 milhões de streams no Spotify.

Recepção da crítica

Metacritic – 88
Dentre as 27 avaliações, “folklore” recebeu vinte e cinco críticas positivas, duas críticas mistas e nenhuma negativa. 

The Guardian – 100 

“folklore prova que ela pode florescer longe do barulho: se você interpreta “colegas de classe” como colegas pop, Swift não está mais competindo. O pop extravagante abriu caminho para composições mais suaves e uma visão singular em comparação com o alegre, mas estratégico Lover”

Entertainment Weekly – 100

“Swift explode as expectativas de qualquer um que esteja se preparando para chamar sua música de “diários”, escrevendo músicas de perspectivas diferentes enquanto ela amplia sua já conhecida história. Um álbum cheio de conteúdo de uma das maiores pop stars que deixa para trás os charts, abre caminhos e desafia seu público a ir junto nessa caminhada”.

MusicOMH – 100

“O que o folklore finalmente alcança em sua narrativa de escapismo, é a noção de que Swift não é uma das maiores artistas do século XXI somente porque seu trabalho é autobiográfico ou porque ela deixa pistas habilmente elaboradas que antecederam seus álbuns (embora todas sejam elementos interessantes), mas porque ela é, antes de tudo, uma contadora de histórias. folklore é triste, bonito, um pouco trágico, um pouco fora do comum, mas acima de tudo, parece livre”

Variety – 95

“´É difícil lembrar de algum grande astro ou estrela do pop que tenha se entregado em um ato mais sério ou mais bem sucedido de mudança de tom do que Swift em seu oitavo álbum, uma trama bastante moderada mas igualmente rica, escrita e gravada em quarentena”

Consequence of Sound – 91

“No folklore, Taylor atingiu a maioridade emocional e sonora, além de provar a si mesma – não que ela precisasse – que ela não é apenas uma compositora excepcionalmente autônoma, mas também uma colaboradora ágil com um paladar cada vez maior” Rolling Stone 90 “Mas a grande surpresa é a música, em si – as mais surpreendentes, emocionantes e emotivamente ambiciosas de sua vida” Pitchfork 80 “ folklore afirma algo que é verdade desde o início da carreira de Swift: sua maior força é sua narrativa, seu elaborado e bem feito trabalho de composição, que encontra a fantasia vívida de sua imaginação”

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